quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Dicas de Gramática - Uso do gerúndio...


Uso do gerúndio...  

Uma das formas nominais do verbo, o gerúndio tem sido utilizado de forma incorreta. Em particular, ataca-se somente o odioso gerundismo decorrente de um anglicismo (quando se traduz o future continuous). Todavia, é prudente, também, evitar os galicismos, quando da utilização da forma gerundial.

A principal função do gerúndio, em razão da sua correspondência com o particípio presente latino, é a de adjetivo.

Outras funções são atribuídas às formas gerundiais: a) modificativo de um verbo – exercendo a função de adjunto adverbial (de modo, de causa, de concessão, de condição, de meio, de modo e de tempo), e. g. «É o que vais entender, lendo» (Machado de Assis, Dom Casmurro) ; b) para a formação de verbos perifrásticos (locuções verbais) freqüentativos – que indicam a idéia de ação continuada, e. g. «Ele vive estudando» - e incoativos – que, constituídos pelos verbos ir ou vir, junto a um gerúndio de qualquer verbo, expressam a idéia de começo ou desenvolvimento gradual de uma ação, e. g. «Ela vem vindo»; c) predicativo (pode, também, mas raramente, ser utilizado como sujeito), e. g. «Ele está estudando» (predicativo), «Prendendo-o seria cometer terrível injustiça» (sujeito); d) aposto do sujeito, e. g. «Maria, apiedando-se do sofrimento, estendeu-lhe a mão»; e) em orações reduzidas de gerúndio que correspondam ao ablativo absoluto latino, e. g. «não deu por mim, voltou e, abafando a voz, disse que a dificuldade estava na casa ao pé, a gente do Pádua» (Machado de Assis, Dom Casmurro); e, finalmente, f) em orações em que o gerúndio for conversível em uma subordinada adverbial de tempo, iniciada pelo advérbio quando ou pelo infinitivo regido da preposição a, e. g. «Prima Glória pode ser que, em passando os dias, vá esquecendo a promessa» (Machado de Assis, Dom Casmurro).

Qualquer outra função é galicismo ou anglicismo, o que configura um erro.

As construções que têm por base a forma inglesa do future continuous não devem ser traduzidas literalmente, sob pena de cometer um dos famosos gerundismos: «I will be sending» não deve ser traduzido como «eu vou estar enviando», mas como «eu enviarei».  O future continuous é utilizado para descrever ações que ocorrerão num determinado momento no futuro, ou para perguntar sobre os planos de alguém, ou pedir informações sobre algo, de uma forma gentil – a expressão «This time tomorrow I will be working» deve ser traduzida para «Amanhã neste horário trabalharei» (e não para «Amanhã neste horário eu vou estar trabalhando»); «Will you be coming whit your mother?» deve ser traduzido para «Você virá com sua mãe?» (e não para «Você vai estar vindo com sua mãe?»).

Plenilúnio - Augusto dos Anjos


Plenilúnio
 (Augusto dos Anjos)


Desmaia o plenilúnio. A gaze pálida
Que lhe serve de alvíssimo sudário
Respira essências raras, toda a cálida
Mística essência desse alampadário.

E a lua é como um pálido sacrário,
Onde as almas das virgens em crisálida
De seios alvos e de fronte pálida,
Derramam a urna dum perfume vário.

Voga a lua na etérea imensidade!
Ela, eterna noctâmbula do Amor,
Eu, noctâmbulo da Dor e da Saudade.

Ah! como a branca e merencórea lua,
Também envolta num sudário - a Dor,
Minh'alma triste pelos céus flutua!


 

Pensamentos...



«Mesmo a mulher mais sincera esconde algum segredo no fundo do seu coração.» (Kant)

«Assim como se diz que a hipocrisia é o maior elogio da virtude, a arte de mentir é o mais forte reconhecimento da força da verdade.» (William Hazlitt)

«Conhecer a verdade não é o mesmo que amá-la e amar a verdade não equivale a deleitar-se com ela.» (Confúcio)

«A água corre tranqüila quando o rio é fundo.» (William Shakespeare)

«O repouso é bom, mas o tédio é irmão do repouso.» (Voltaire)

«Você será avarento se conviver com homens mesquinhos e avarentos. Será vaidoso se conviver com homens arrogantes. Jamais se livrará da crueldade se compartilhar sua casa com um torturador. Alimentará sua luxúria confraternizando-se com os adúlteros. Se quer livrar-se de seus vícios, mantenha-se afastado do exemplo dos viciados.» (Sêneca)

«É extremamente fácil enganar a si mesmo, pois o homem geralmente acredita no que deseja» (Demóstenes)

«Precisamos parecer um pouco com os outros para compreender os outros, mas precisamos ser um pouco diferentes para amá-los.» (Paul Géraldy)

«O que sabemos é uma gota e o que ignoramos é um oceano.» (Isaac Newton)

«Na atual sociedade, em que os valores estão invertidos, o dinheiro é capaz de comprar tudo, inclusive a verdade, a amizade e o amor. Mas, findo o dinheiro, esgotam-se, também, e ao mesmo tempo, as verdades, as amizades e os amores por ele comprados.» (Herbert Haeckel)

Curiosidades

Calcula-se que há 100 milhões de insetos para cada ser humano.

A maior borboleta do mundo é a Queen Alexandra Birdwing, encontrada numa pequena área da floresta tropical no norte da Papua Nova Guiné. A fêmea, que é maior que o macho, pode chegar a 31 cm de envergadura e ter massa de até 12kg. Está ameaçada de extinção, em razão da destruição de seu habitat natural.

O órgão sexual da aranha macha está localizado no final de uma de suas patas.

As abelhas possuem cinco olhos; três pequenos no topo da cabeça e os dois maiores na frente.

Alguns insetos conseguem viver até um ano sem a cabeça.

Uma barata pode viver até 6 dias sem a cabeça; acaba morrendo de fome, porque não tem como se alimentar.

As formigas comunicam-se por meio do olfato.

Mosquitos são atraídos duas vezes mais pela cor azul do que por qualquer outra cor.

O inseto com o maior cérebro em relação ao tamanho do corpo é a formiga.

Os mosquitos fêmeos chupam o sangue, porque necessitam das proteínas para desenvolver os ovos que carregam.

Uma asa de mosquito move-se mil vezes a cada segundo.

As moscas domésticas vivem apenas 2 semanas.

Os mosquitos causaram mais mortes do que todas as guerras juntas.

A luz dos vaga-lumes é produzida pela oxidação de uma substância química chamada luciferina na presença de uma enzima chamada luciferase, de ATP (fonte de energia) e de magnésio. A cor e o ritmo da luz variam de acordo com a espécie. O animal pode controlar a produção, a duração e a intermitência (quantas vezes acende e apaga) da luz. A luminescência é um aviso aos inimigos para que se afastem. Nos adultos, também tem a função de atrair a fêmea para o acasalamento.