sábado, 28 de novembro de 2009

Dicas de Gramática - Uso dos pronomes pessoais...



«Tô com saudade de tu, meu desejo» (da música «Gostoso demais»). Apesar da liberdade poética, esta construção de tu é repugnante aos ouvidos.Tolera-se até o (em lugar de estou...), mas o pronome pessoal do caso reto eu ou tu vir regido por preposição? Não, definitivamente, não está correto! Quem diz que está com saudade de tu não sabe o que é saudade ou não tem saudade de ninguém... O correto é dizer estou com saudade de ti, porque os oblíquos, todos, sim, podem vir regidos por preposição. Da mesma forma, não se pode dizer «entre eu e ela», mas «entre mim e ela (os pronomes retos ele, nós e vós podem funcionar como regimes de preposição), «entre mim e ti», «entre ti e mim», «entre ela e mim», «entre ti e ela», «entre nós e eles»... Por este motivo, também, que se não pode dizer «esta cama é para eu», porquanto eu não pode ser regime de preposição; diz-se, então, «esta cama é para mim». Se houver um verbo no infinitivo após o pronome, o verbo é que passa a ser o regime da preposição; o pronome funciona como sujeito do infinitivo, razão pela qual somente pode vir no caso reto. Deve-se, pois, dizer «esta cama é para eu dormir» - nunca «para mim dormir», porque o oblíquo mim não pode ter função subjetiva.
E por falar em sujeito do infinitivo... Às vezes, somos surpreendidos com afirmações como esta: «vi ela sorrir». Na regra geral, os pronomes pessoais do caso reto têm sempre a função de sujeito; os do caso oblíquo têm função de complemento do verbo. Entretanto, há casos em que o pronome oblíquo desempenha a função de sujeito. Em orações em que entram os verbos deixar, fazer, mandar, ouvir, sentir e ver, e que tenham como objeto outro verbo no infinitivo, os oblíquos são sujeitos do verbo no infinitivo - quando são denominados sujeitos acusativos. Como um pronome reto nunca, sem exceção, pode ser complemento de um verbo, a construção «vi ela sorrir» é incorreta, porque ela sorrir é complemento do verbo ver - ela é sujeito do verbo sorrir, que, por sua vez, é complemento do verbo ver. Então, deve-se assim dizer: «viu-a sorrir». Outros exemplos: «deixei-o jogar primeiro», «fi-la devolver o casaco», «mandei-os construir a casa», «ouviu-a cantar», «sentia-a aproximar», «viram-no escapar pela janela»...


Pensamentos...



«Mesmo a mulher mais sincera esconde algum segredo no fundo do seu coração.» (Kant)

«Assim como se diz que a hipocrisia é o maior elogio da virtude, a arte de mentir é o mais forte reconhecimento da força da verdade.» (William Hazlitt)

«Conhecer a verdade não é o mesmo que amá-la e amar a verdade não equivale a deleitar-se com ela.» (Confúcio)

«A água corre tranqüila quando o rio é fundo.» (William Shakespeare)

«O repouso é bom, mas o tédio é irmão do repouso.» (Voltaire)

«Você será avarento se conviver com homens mesquinhos e avarentos. Será vaidoso se conviver com homens arrogantes. Jamais se livrará da crueldade se compartilhar sua casa com um torturador. Alimentará sua luxúria confraternizando-se com os adúlteros. Se quer livrar-se de seus vícios, mantenha-se afastado do exemplo dos viciados.» (Sêneca)

«É extremamente fácil enganar a si mesmo, pois o homem geralmente acredita no que deseja» (Demóstenes)

«Precisamos parecer um pouco com os outros para compreender os outros, mas precisamos ser um pouco diferentes para amá-los.» (Paul Géraldy)

«O que sabemos é uma gota e o que ignoramos é um oceano.» (Isaac Newton)

«Na atual sociedade, em que os valores estão invertidos, o dinheiro é capaz de comprar tudo, inclusive a verdade, a amizade e o amor. Mas, findo o dinheiro, esgotam-se, também, e ao mesmo tempo, as verdades, as amizades e os amores por ele comprados.» (Herbert Haeckel)

Curiosidades

Calcula-se que há 100 milhões de insetos para cada ser humano.

A maior borboleta do mundo é a Queen Alexandra Birdwing, encontrada numa pequena área da floresta tropical no norte da Papua Nova Guiné. A fêmea, que é maior que o macho, pode chegar a 31 cm de envergadura e ter massa de até 12kg. Está ameaçada de extinção, em razão da destruição de seu habitat natural.

O órgão sexual da aranha macha está localizado no final de uma de suas patas.

As abelhas possuem cinco olhos; três pequenos no topo da cabeça e os dois maiores na frente.

Alguns insetos conseguem viver até um ano sem a cabeça.

Uma barata pode viver até 6 dias sem a cabeça; acaba morrendo de fome, porque não tem como se alimentar.

As formigas comunicam-se por meio do olfato.

Mosquitos são atraídos duas vezes mais pela cor azul do que por qualquer outra cor.

O inseto com o maior cérebro em relação ao tamanho do corpo é a formiga.

Os mosquitos fêmeos chupam o sangue, porque necessitam das proteínas para desenvolver os ovos que carregam.

Uma asa de mosquito move-se mil vezes a cada segundo.

As moscas domésticas vivem apenas 2 semanas.

Os mosquitos causaram mais mortes do que todas as guerras juntas.

A luz dos vaga-lumes é produzida pela oxidação de uma substância química chamada luciferina na presença de uma enzima chamada luciferase, de ATP (fonte de energia) e de magnésio. A cor e o ritmo da luz variam de acordo com a espécie. O animal pode controlar a produção, a duração e a intermitência (quantas vezes acende e apaga) da luz. A luminescência é um aviso aos inimigos para que se afastem. Nos adultos, também tem a função de atrair a fêmea para o acasalamento.