quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

CRÔNICAS - Herbert Haeckel

Kama Sutra
(Herbert Haeckel)


Logo cedo, quase junto ao sol a despontar no horizonte, liga-me Finório Sabará. Aflito. Muito aflito. Muitíssimo aflito. 
Pedi-lhe calma. O desespero é o adubo para o florescer do caos. Por isso, antes de qualquer coisa “ir para o vinagre”, como diziam antanho, respirai fundo e tende calma... muita calma!
Para tudo, há uma solução - inclusive para a morte, conquanto não vos cansais de dizer que para a morte não há o que se fazer... Enganai-vos: inumação ou cremação. Eis, uma ou outra, o remédio plenamente eficaz!
Mas, não foi para filosofar que vim hoje até vós, caríssimos leitores...
Como vos ia dizendo, Finório estava aflitíssimo. Narrou-me, com impressionante - aprende, parvo ministro, como se escreve! - riqueza de detalhes, o que o afligia. Não vou permitir-me reproduzir aqui esses detalhes... Há crianças na sala!
Há três dias, pensou Finório ter uma grande ideia. Foi a uma livraria e comprou um “manual” com gravuras modernas da obra de Vatsyayana - mas, não o Mallanaga. Iria, com sua prestimosa esposa, Marcionília Sabará, testar as posições do milenar Kama Sutra. Todas elas. 
Ontem, depois de muitos preparativos - puseram até um tatame no chão da sala de estar - iniciaram os trabalhos. 
Uma, duas, três posições ... A coisa foi ficando, cada vez mais, digamos assim, interessante...
O ser humano é assaz enigmático: nunca se satisfaz com nada. Isso não é ruim! Graças a esta inquietude, as ciências avançaram! 
Finório Sabará é uma destas pessoas, deixai-me ver, talvez não me expresse com perfeição, visionárias... Isso! Se Isaac Newton não houvesse observado a maçã deixar-se conduzir pelos efeitos da gravidade, Finório, certamente, observaria a tal maçã, ou, quem sabe até, uma banana...
Finório e sua dedicadíssima consorte não se limitaram a copiar as posições do exemplar do Kama Sutra. Eles, principalmente ele, queriam mais. Por sugestão de Finório, criariam uma posição, a partir de outras já registradas naquela que era uma das mais antigas obras literárias acerca do comportamento sexual humano. Mas, com muito mais tempero... Tempero tropical. Pimenta!
Dirigi-me à casa de Sabará. No caminho, arquitetava uma solução para a desdita do amigo casal. Nada me ocorreu. 
Passei num chaveiro, como havia prometido. E também não deixei que o chaveiro visse a cena. 
Toda a insanidade do mundo é pouca para descrever o desatino que vi. 
Finório e Marcionília estavam literalmente enroscados. Não sei onde começava um, nem onde terminava o outro. 
Não consegui, sozinho, desenovelá-los. Acudiu-nos o corpo de bombeiros. 
Não quis, depois, ver o vídeo, gravado pelo telemóvel de Finório, até mesmo para entender o que de fato acontecera, mesmo Finório a insistir que eu o visse. 
O olhar de Marcionília Sabará, desde a minha chegada, era o da máxima vergonha encarnada. Não poderia eu agir de modo a agravar o seu incomensurável desaire. 
Por conseguinte, também tive de dizer adeus às deliciosas empadas de Marcionília... Quanta dor!
No caminho de volta ao aconchego do meu lar, passei numa livraria. Cheguei, admito, a folhear o malsinado manual que causara todos os problemas, sobretudo a renúncia imperativa às oníricas iguarias de Marcionília Sabará. Mas, em lugar dele, levei um livro de receitas de empadas. Fá-las-ei muito brevemente, assim que eu consiga fazer com que caia no oblívio a posição da flexão invertida...

Pensamentos...



«Mesmo a mulher mais sincera esconde algum segredo no fundo do seu coração.» (Kant)

«Assim como se diz que a hipocrisia é o maior elogio da virtude, a arte de mentir é o mais forte reconhecimento da força da verdade.» (William Hazlitt)

«Conhecer a verdade não é o mesmo que amá-la e amar a verdade não equivale a deleitar-se com ela.» (Confúcio)

«A água corre tranqüila quando o rio é fundo.» (William Shakespeare)

«O repouso é bom, mas o tédio é irmão do repouso.» (Voltaire)

«Você será avarento se conviver com homens mesquinhos e avarentos. Será vaidoso se conviver com homens arrogantes. Jamais se livrará da crueldade se compartilhar sua casa com um torturador. Alimentará sua luxúria confraternizando-se com os adúlteros. Se quer livrar-se de seus vícios, mantenha-se afastado do exemplo dos viciados.» (Sêneca)

«É extremamente fácil enganar a si mesmo, pois o homem geralmente acredita no que deseja» (Demóstenes)

«Precisamos parecer um pouco com os outros para compreender os outros, mas precisamos ser um pouco diferentes para amá-los.» (Paul Géraldy)

«O que sabemos é uma gota e o que ignoramos é um oceano.» (Isaac Newton)

«Na atual sociedade, em que os valores estão invertidos, o dinheiro é capaz de comprar tudo, inclusive a verdade, a amizade e o amor. Mas, findo o dinheiro, esgotam-se, também, e ao mesmo tempo, as verdades, as amizades e os amores por ele comprados.» (Herbert Haeckel)

Curiosidades

Calcula-se que há 100 milhões de insetos para cada ser humano.

A maior borboleta do mundo é a Queen Alexandra Birdwing, encontrada numa pequena área da floresta tropical no norte da Papua Nova Guiné. A fêmea, que é maior que o macho, pode chegar a 31 cm de envergadura e ter massa de até 12kg. Está ameaçada de extinção, em razão da destruição de seu habitat natural.

O órgão sexual da aranha macha está localizado no final de uma de suas patas.

As abelhas possuem cinco olhos; três pequenos no topo da cabeça e os dois maiores na frente.

Alguns insetos conseguem viver até um ano sem a cabeça.

Uma barata pode viver até 6 dias sem a cabeça; acaba morrendo de fome, porque não tem como se alimentar.

As formigas comunicam-se por meio do olfato.

Mosquitos são atraídos duas vezes mais pela cor azul do que por qualquer outra cor.

O inseto com o maior cérebro em relação ao tamanho do corpo é a formiga.

Os mosquitos fêmeos chupam o sangue, porque necessitam das proteínas para desenvolver os ovos que carregam.

Uma asa de mosquito move-se mil vezes a cada segundo.

As moscas domésticas vivem apenas 2 semanas.

Os mosquitos causaram mais mortes do que todas as guerras juntas.

A luz dos vaga-lumes é produzida pela oxidação de uma substância química chamada luciferina na presença de uma enzima chamada luciferase, de ATP (fonte de energia) e de magnésio. A cor e o ritmo da luz variam de acordo com a espécie. O animal pode controlar a produção, a duração e a intermitência (quantas vezes acende e apaga) da luz. A luminescência é um aviso aos inimigos para que se afastem. Nos adultos, também tem a função de atrair a fêmea para o acasalamento.