quinta-feira, 8 de outubro de 2020

 CRÔNICAS - Herbert Haeckel

Quando Caroá sumiu do mapa

(Herbert Haeckel)

 

Há gentes que não escrupulizam em ter a solércia como meio de ganhar a vida. Não é novidade. Mas, nos dias de hoje, o que outrora era quase exceção passou a ser absoluta regra.

Conheci a aldrabona e biliosa Robizônia Jacuacanga por intermédio do agora desafeto Benevides Capitolino, numa visita a Caroá, distante de Salvador quase 500 quilômetros, quando ainda mantinham um concubinato, regido muito mais pelas desavenças do que pelo respeito e carinho, necessários a qualquer relação.

De contributo para o fim do consórcio, há, sem dúvida alguma, a mão obnóxia do massagista Policarpo Jacuacanga, filho de Robizônia, que de santo somente possuía o nome, incansável em escoucear Benevides... Somente quando Policarpo foi laborar como massagista do time de cestobol de Caroá, em nome do amor que nutria desmesurada e secretamente pelo basquetebolista Genebaldo Lapa, é que deixou em paz Benevides... Todavia, já não havia mais tempo para que Robizônia e Benevides se concertassem.

Robizônia, que curou a espertina somente depois de subtrair as mesas e cadeiras, à socapa, enquanto todos dormiam, da escola pública em que trabalhava, conseguiu, enfim, montar a sua escola própria. Batizou-a, em homenagem ao filho madraço, “Educandário São Policarpo”.

De início, além da própria Robizônia, foi professorar a sua filha, Ordélia, de incurável fealdade hereditária, e que, ademais de extremamente fedegosa, por conta da imensa carda que lhe dava falsamente um aspeto trigueiro, era conhecida pela oneomania: não podia entrar num mercado, pois queria levar tudo!

Paulatinamente, veio a crescer a escola, que chegou a contar com um quadro considerável de professores, que viviam, quase todos, esfaimados pela ausência do obrigatório estipêndio, mas sob a promessa de que tudo seria resolvido.

Com a mudança do alcaide, à época, novos ares foram respirados. O remoto vezo de desviar o que era público voltou a ser uma toada. Pagas algumas dívidas, feitas outras tantas foram. Mas, o fato é que a escola cresceu mais ainda nos quatro anos durante os quais a situação política foi favorável a Robizônia.

Vieram novas eleições, mas o candidato, que daria continuidade à comilagem de Robizônia, não foi eleito, obrigando-a a um jejum prolongado na ladroíce. Como era de esperar-se, a escola empequeneceu.

Mais um pleito se aproxima e novamente crescem os olhos de Robizônia sobre a fazenda municipal de Caroá. Pretende eleger o abigeatário Lupércio Pequeno, que acumulou cabedal à custa de terceiros, para prefeito.

A culinarista cubana Serena Hernández, ainda dedicada aos quefazeres na casa de Robizônia, confidenciou-me - quando me pediu para ensinar-lhe o preparo de uma iguaria portuguesa, da fronteiriça Monção do vinho verde da Alvarinho, às margens do Minho, feita de cordeiro assado com arroz no alguidar em forno de lenha, de nome “Foda à Monção” – que a quadrilha já se alvorota em lotear a prefeitura...

Como a preludiar o desastre que se debuxa, olhei agora e já não vejo mais no mapa da Bahia Caroá!





Um comentário:

Pensamentos...



«Mesmo a mulher mais sincera esconde algum segredo no fundo do seu coração.» (Kant)

«Assim como se diz que a hipocrisia é o maior elogio da virtude, a arte de mentir é o mais forte reconhecimento da força da verdade.» (William Hazlitt)

«Conhecer a verdade não é o mesmo que amá-la e amar a verdade não equivale a deleitar-se com ela.» (Confúcio)

«A água corre tranqüila quando o rio é fundo.» (William Shakespeare)

«O repouso é bom, mas o tédio é irmão do repouso.» (Voltaire)

«Você será avarento se conviver com homens mesquinhos e avarentos. Será vaidoso se conviver com homens arrogantes. Jamais se livrará da crueldade se compartilhar sua casa com um torturador. Alimentará sua luxúria confraternizando-se com os adúlteros. Se quer livrar-se de seus vícios, mantenha-se afastado do exemplo dos viciados.» (Sêneca)

«É extremamente fácil enganar a si mesmo, pois o homem geralmente acredita no que deseja» (Demóstenes)

«Precisamos parecer um pouco com os outros para compreender os outros, mas precisamos ser um pouco diferentes para amá-los.» (Paul Géraldy)

«O que sabemos é uma gota e o que ignoramos é um oceano.» (Isaac Newton)

«Na atual sociedade, em que os valores estão invertidos, o dinheiro é capaz de comprar tudo, inclusive a verdade, a amizade e o amor. Mas, findo o dinheiro, esgotam-se, também, e ao mesmo tempo, as verdades, as amizades e os amores por ele comprados.» (Herbert Haeckel)

Curiosidades

Calcula-se que há 100 milhões de insetos para cada ser humano.

A maior borboleta do mundo é a Queen Alexandra Birdwing, encontrada numa pequena área da floresta tropical no norte da Papua Nova Guiné. A fêmea, que é maior que o macho, pode chegar a 31 cm de envergadura e ter massa de até 12kg. Está ameaçada de extinção, em razão da destruição de seu habitat natural.

O órgão sexual da aranha macha está localizado no final de uma de suas patas.

As abelhas possuem cinco olhos; três pequenos no topo da cabeça e os dois maiores na frente.

Alguns insetos conseguem viver até um ano sem a cabeça.

Uma barata pode viver até 6 dias sem a cabeça; acaba morrendo de fome, porque não tem como se alimentar.

As formigas comunicam-se por meio do olfato.

Mosquitos são atraídos duas vezes mais pela cor azul do que por qualquer outra cor.

O inseto com o maior cérebro em relação ao tamanho do corpo é a formiga.

Os mosquitos fêmeos chupam o sangue, porque necessitam das proteínas para desenvolver os ovos que carregam.

Uma asa de mosquito move-se mil vezes a cada segundo.

As moscas domésticas vivem apenas 2 semanas.

Os mosquitos causaram mais mortes do que todas as guerras juntas.

A luz dos vaga-lumes é produzida pela oxidação de uma substância química chamada luciferina na presença de uma enzima chamada luciferase, de ATP (fonte de energia) e de magnésio. A cor e o ritmo da luz variam de acordo com a espécie. O animal pode controlar a produção, a duração e a intermitência (quantas vezes acende e apaga) da luz. A luminescência é um aviso aos inimigos para que se afastem. Nos adultos, também tem a função de atrair a fêmea para o acasalamento.